terça-feira, 26 de dezembro de 2023

 

PROVA DE VIDA
a todos os que por aqui passarem,
após um longo interregno:
Boas festas e óptimo 2024


foto minha



A astrologia alinhou corpos no céu

e a convergência de latitude e longitude

opera o milagre existencial

de cada lugar do momento solsticial

Salvo as perenes excepções biliares

das fardas da violência verde

este ano o Natal está de feição


No céu a diurna estrela rebrilha

(o Sol quando nasce é para todos


excepto para os que moram em caves

e entre os escombros das urbes)

e a lua na cauda da gestação adivinha

a rotura dos diques - mera coincidência

a maior afluência aos blocos de partos:


é então natural

haver menino ou menina

celebrar o Natal


(O bacalhau subiu

O cabrito subiu

A trochuda subiu

O bolo-rei subiu

O azeite subiu

O vinho subiu)


Sem festa é que não

nem os votos natalícios

decidiam o destino


dez26,2023

hajota

6 comentários:

  1. Que o Sol quando nasça seja mesmo para todos!
    Continuação de Boas Festas Natalinas e um Novo Ano de novas realizações, sobretudo com saúde, amor e paz, apesar de todas as carestias da vida, afins e arredores.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá, amigo Agostinho!
    Há quanto tempo não lia as suas sensatas palavras ...e que saudades, Deus meu! - como diria Augusto Gil - .
    Pois é.
    Tudo subiu, mas poucochinho que seja sempre vamos comprando um pouco de azeite, de bacalhau, se não for cabrito será frango, o bolo-rei mesmo dos mais pequenos também não faltará.
    Mas...e as crianças, Senhor, porque lhes dão tanta dor, porque as fazem sofrer assim?
    Ao ver as imagens que vejo,
    sinto tal mágoa no peito
    tanta dor no coração
    que a neve que cai algures e enregela
    a sopa quente da tigela ausente
    os inocentes que gemem sob os escombros,
    são nós na minha garganta
    e eu não consigo entender qual a razão.

    Um beijinho meu com votos de um melhor Ano Novo.

    ResponderEliminar
  3. Confesso que já tinha saudades de o encontrar aqui. Que bom ter voltado. E voltou a festejar o milagre da existência, como se vislumbrasse uma casa para agasalhar a vida, apesar de tudo, apesar de nada...
    Tudo de bom, meu Amigo Agostinho.
    Um ano de 2024 cheio de amor, saúde e conforto. E que haja paz no mundo.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  4. boa tarde hajota
    vim hoje espreitar e peço perdão, estou atrasada.
    mas gostei do que li, está mesmo bom com uma certa ironia, mas muito criativo.
    espero que o seu Natal tenha sido feliz junto dos seus.
    e que o Ano Novo seja cheio de saúde.
    obrigada pela visitas.
    deixo um beijo
    :)

    ResponderEliminar
  5. Que bom encontrá-lo por aqui, Agostinho, e com a assertividade poética, acutilância, e actualidade de sempre! Estimo que se encontre de saúde!
    Assim vai o mundo... entre a celebração e a destruição... e muito fora dos eixos!
    Haja saúde, para continuarmos por cá... e para evitarmos o SNS, que por esta altura, se entrarmos aqui em Loures... talvez nos curem lá pela Páscoa... :-)) Eu ando em modo de automedicação a tratar de uma gripe... acho que o pior já passou... mas... nas minhas próximas saídas, acho que me vou mascarar antes do Carnaval, para não ter alguma recaída... uma medida tão simples, que bem poderia ser aconselhada pela DGS, para mais nesta altura de Festas, gripes e bastante frio!
    Estimo que tenha passado as Festas da melhor forma, na companhia dos seus, Agostinho!
    Um feliz 2024, com saúde e tranquilidade, são os meus votos! Tudo de bom para o Novo Ano!
    Um beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Oi Agostinho
    Saudade de vir ler sua escrita e fazer a prova de vida rs
    _ gostei da confirmação de que sol nasce para todos
    (embora aqui na Suiça,demore a chegar).enquanto no Brasil
    chega apressadinho, as vezes deselegante com raios bem quentes.
    Enfim, estamos bem com neve ou como brilho do sol_ que 2024
    seja muito feliz também para ti.
    Estou numa temporadinha de inverno em Genebra, aqui do seu lado.
    Um abraço grande

    ResponderEliminar