sexta-feira, 4 de julho de 2014

O azul das pintas

monet.wl-green



A mãe,
escrupulosamente advertiu:
- sabes lá quem vestiu?
Tu:
- ficam puras do azul sabão,
há lá coisa mais pura do que a cor do céu!
Mas que importava se os pés
imaculados nem tocavam o chão?

Eu,
a ver-te sair de casa,
rabo de cavalo apanhado na nuca
blusa branca às pintinhas,
pintinhas azuis, não rosa,
calças de ganga, azuis também,
da loja do senhor Joaquim,
do fardo virgem aberto por mim.
- Leva estas que têm mais pinta!
e tu que tinhas tanta,
não as azuis da blusa,
com que perfumavas os dias
na cor que vestias.

A levitares na rua, sandálias azuis,
dois livros e um caderno na mão
a caminho do liceu
e no passeio pasmado, eu,
suado da bola
jogada no furo da escola
no campo do Ferrovia,
a deixar para outro dia
as pétalas do malmequer,
nem a conversa de música sequer
que sabia tu querias.

Sem partir a linha que eu ouvia
- não devemos precipitar-nos nas inclinações!
a mania de guardar para outro dia,
a desfazer a perfeita harmonia
do teu andar na urgência do futebol, no suor,
sem ver o tempo a levar o azul das pintas.


hajota

9 comentários:

  1. ~
    ~ ~ ~ ~ Bem vindo, Poeta!

    ~ ~ Que ternas e puras são as recordações dos nossos primeiros sentimentos e palpitações.
    ~ ~ No tempo do liceu... Como tudo era alegre e doce!

    ~ ~ ~ Excelente fim de semana, Agostinho. ~ ~ ~

    ResponderEliminar
  2. Gostei imenso do poema e da pintura de Monet.
    Bom sábado :)

    ResponderEliminar
  3. Que lindo poema com imagens que nos convidam a mais pura nostalgia. Um beijo!

    ResponderEliminar
  4. E o azul é fundamental....É suave como a pintura de Monet...
    Adorei....as memórias do tempo....
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderEliminar
  5. a pintura de Monet enriqueceu ainda mais este poema que nos leva a sonhar com a nossa juventude.
    um poema leve, cheio de ternura e sentires dos primeiros amores.
    e além disso tudo ainda me fala nos azuis, os eternos azuis que eu tanto gosto.
    muito belo, meu caro Poeta

    :)

    ResponderEliminar
  6. Simbiose perfeita entre o poema e a tela impressionista.
    Boa noite e parabéns.:))

    ResponderEliminar
  7. Regressaste em grande, Artista! Abraço fraterno!

    ResponderEliminar