quarta-feira, 4 de junho de 2014

A morte sem mestre - Herberto Hélder

http://www.storm-magazine.com
http://diariodigital.sapo.pt/

Li na imprensa que irá ser editado segunda-feira mais um livro de poemas de Herberto Hélder, agora pela Porto Editora. Se acontecer como no último, Servidões, que teve uma única edição e desapareceu num esfregar de olhos, convém estar atento para apanhar um exemplar.




Transcrevo de Servidões o poema seguinte


colinas amarelas, árvores vermelhas,
crua água pelas pedras frias fora e transparente abaixo delas,
e o jubilo imediato de ver apenas isso,
e isso por si só estar tão certo,
e nem um instante me ocorrer que a força destas coisas é
                        [um instante apenas da força da sua morte,
e que essas mortes uma a uma são a minha própria morte
somada erradamente




10 comentários:

  1. Confesso que não sou grande fã do poeta :(

    ResponderEliminar
  2. Herberto Helder, o grande mestre da poesia portuguesa. Saúdo a saída de um novo livro, porque gosto muito de o ler e reler.
    Beijo, amigo.

    ResponderEliminar
  3. Gosto de Herberto Helder, obrigada pela indicação.
    Boa noite. :))

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Tem uma escrita difícil, crua mas humana. Só se entra nela com esforço, depois de trelê-la..Com uma estética muito inventada, Aprecio-a.
      Tenho alguns prediletos, o que é mais uma coisa de devoção: a Sofia, o Sena, o Ramos Rosa, o Al Berto, o Pina, ...para não falar dos "fundadores". O que eu sei é que sou um zero à esquerda, nem sequer aprendiz, como tal, o HH não é meu gurú.

      Eliminar
  5. Não apanhei o "Servidões". Quando passados poucos dias da sua saída, o quis comprar, já não consegui arranjá-lo em lado nenhum. Este já está encomendado e até pago. Assim tenho a certeza que mo guardam.

    Acho errada essa mania de não permitir novas edições. Isso impede que os leitores o leiam e permite especulações com os livros. Vi o "Servidões" à venda, pouco tempo depois da saída, por 120 ou 130 euros, na net.
    Mas devem ser estratégias de marketing. É tudo vendido num ápice.

    Um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Soube que o negócio é para os alfarrabistas e colecionadores que ficaram com a parte de leão. Provavelmente agora acontecerá o mesmo.

      Eliminar